Je suis Jesus

                 


  "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isto também ceifará!" Gálatas 6:7



          No dia 07 de janeiro de 2015 o mundo ficou perplexo com o atentado terrorista contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo, que resultou na morte de doze pessoas mais onze feridas, sendo que cinco em estado grave. Dentre os jornalistas estavam alguns dos cartunistas mais conhecidos em todo o mundo.  

Terroristas gritavam: "Vingamos o profeta"
   
    O Charlie Hebdo é um tablóide semanal de orientação esquerdista e antirreligiosa, com publicações irreverentes e sensacionalistas contra a extrema direita, o cristianismo, o judaísmo e o islamismo, além de assuntos políticos e culturais, sempre se utilizando de piadas e caricaturas que visam ridicularizar pessoas públicas, personagens bíblicos e do Alcorão.
           Obviamente nenhuma pessoa sensata poderia comungar com as idéias extremistas de alguns pseudorradicais islâmicos, que com o próprio braço buscam a vingança, que segundo eles, serve para lavar a honra do profeta Maomé, que tem sido alvo preferencial das charges deste jornal.
       Em que pese não concordar com os métodos bárbaros dos pseudo radicais muçulmanos, cujos quais não encontram guarida nas lideranças sensatas do Islã, por uma questão racional, cumpre-nos compreender as reais motivações deste jornal em ridicularizar pessoas que são e foram respeitadas por milhares de milhões de pessoas durante algumas dezenas de séculos nas mais diferentes partes do mundo e cujas obras mudaram a história da humanidade : será que estes jornalistas se julgam acima destas pessoas? será que se sentem tão famosos e deslumbrados por estarem empregados num jornalzinho com tiragem pífia? Será que eles se utilizam destas charges para ampliar a tiragem medíocre, para que assim possam aumentar o lucro com os anunciantes ou com a própria venda? Ou será que estes iluminados jornalistas possuem uma filosofia ou ideologia de vida maravilhosa para apresentar à humanidade?

Sede do Charlie Hebdo em Paris

        Para que este estudo reflexivo não encontre fundamentos apenas na religião, vamos iniciá-lo com uma frase simples e que ultimamente tem sido bastante utilizada nos meios sociais que diz: "Pessoas sábias falam de idéias, pessoas comuns falam de coisas, mas pessoas medíocres falam de pessoas". Quando um destes cartunistas faz uma charge ridicularizando Cristo ou Maomé, este não quer atingir as duas pessoas que criaram as duas maiores religiões do planeta, que contam com milhares de milhões de adeptos ao redor do planeta, sua intenção explícita é atingir milhões de pessoas que diariamente buscam conforto espiritual em suas orações diárias, expondo suas opiniões particulares de que estas pessoas estão sendo ridículas ao acreditarem em seus livros sagrados, que para elas, não passam de lixo.
            Desde o dia 29 de setembro de 2014 temos publicado a série de estudos intitulada "Cristianismo e Islamismo - perspectivas imediatas"(link: http://asduastestemunhas.blogspot.com.br/p/cristianismo-e-islamismo.html, onde com respeito e inspiração divina, buscamos compreender o que ocorre atualmente no mundo muçulmano e suas implicações com o mundo cristão, onde valorizamos os pontos de coalizão e amenizamos os contraditórios, porque cremos que nada ocorre sem que Deus assim permita e se o Islamismo surgiu foi porque Deus assim o permitiu e cumpre-nos tanto judeus, cristãos assim como os muçulmanos, entender estes propósitos, principalmente nos dias atuais, quando os fatos proféticos se sucedem numa frequência cada vez maior.

Charge em apoio ao Charlie Hebdo

       A história nos mostra que os filósofos, os profetas, os sociólogos e todos os que se dedicam ao conhecimento científico, artístico e espiritual sempre deixaram um legado que permite a construção de um mundo melhor, mais justo e pacífico, e ainda que estes conhecimentos tenham sido usados para o mal, isto serviu para mostrar aos homens os limites por onde devem trilhar, mas o que podemos depreender das charges abusivas dos jornalistas do Charlie Hebdo? Que tipo de reflexões querem que façamos? Será que eles têm mesmo a intenção de fazer-nos refletir sobre algo? Ou será que suas intenções são apenas financeiras, já que quando publicam estas charges suas vendas aumentam significativamente?
            Vamos fazer um esforço e tentar entender a mensagem que o Charlie quer passar à humanidade. Ao publicar charges pornográficas de Jesus e Maomé, pessoas que não estão mais fisicamente entre nós, supomos que estes brilhantes jornalistas queiram fazer-nos meditar sobre os enganos presentes na religião ou nos religiosos, os quais de fato existem, porque a religião é conduzida por homens, os quais são falhos, porém o fundamento do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, ao contrário, é conduzir o homem mal e pecador ao caminho do bem, portanto, ao ridicularizar os líderes destas religiões, estão, na verdade, distorcendo estes fundamentos, que são muito preciosos para estas três grandes religiões.

O Deus único é o elo que une cristãos, judeus e muçulmanos

      A Torá, o Talmude, a Bíblia e o Alcorão, em seus ensinamentos e reflexões, jamais descartaram o fato de que o homem é um ser falho e carente de um caminho que o fortaleça no caminho do bem, portanto, se falhas houverem, estas não estão nos fundamentos destes escritos, mas na interpretação e aceitação que se faz deles e esta é uma questão humana e não divina. O homem é uma criação de Deus e não o contrário, assim, brilhantes jornalistas, até podemos concordar que possam discordar das falhas existentes na liderança da Igreja, com as quais também discordamos, porém, seus métodos não trazem o entendimento, a paz e a fraternidade, cujos fundamentos de Deus, ao contrário, trazem.
         A irreverência e sensacionalismo que utilizam para trazer os franceses ou uma parte dos homens à reflexão revelam, que há muito uma parte da sociedade européia está cauterizada por sucessivos períodos de guerra, de horrores e enganos, que uma dose sensata de crítica não é suficiente para fazê-la sair de sua zona de conforto,  que é muito frágil e fugaz, construída por contínuas guerras, que constantemente muda o mapa geopolítico deste continente, que apesar de ser considerado o berço da cultura ocidental, apresenta uma fragilidade ideológica que se reflete em tensões políticas e religiosas, que não raramente, se espalham para outros continentes, como é o caso das divergências entre católicos e protestantes, das maiores guerras existentes na história da humanidade, ao subjugar povos com menor poder bélico, impondo-lhes seu comércio sempre prejudicial a estes, mediante o serviço de corsários, para não falar muitos outros abusos que já praticaram contra os povos africanos.
          Na verdade, brilhantes jornalistas do Charlie Hebdo, foram os europeus também os responsáveis pelas divergências religiosas que dividiram os cristãos, que eram um só povo, na verdade brilhantes jornalistas, por que não apontam suas canetas para as reais causas dos fatos? A quem querem enganar? Porventura estão pensando que manterão o status quo das rivalidades e injustiças que espalharam pela terra? Como não se encorajam a apontar suas canetas sujas para o âmago da questão, só nos resta acreditar que seus reais motivos são miseravelmente os financeiros, afinal a concorrência está acirrada no mundo capitalista que os europeus criaram, não é verdade?
            Saibam senhores, que a sabedoria do homem não passa de loucura para Deus, a filosofia e conhecimento científico dos europeus não tornam inexpugnáveis sua cultura e suas fronteiras, e não adianta dizer que está tudo perdoado, conforme fizeram na edição posterior ao atentado, por que o mundo está em processo de mudança e cabe aos sábios entendê-las e assimilá-las com sensatez, respeito e justiça, sem o que jamais se construirá um mundo justo e pacífico, a menos que deixemos esta complicada tarefa para o Rei dos reis e o Senhor dos Senhores (ver link: Vivendo o Reino Milenar de Cristo.


 Por Nelsomar Correa, em 04 de março de 2015.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário