Os chamados, os escolhidos e os fiéis



Sequência: Mateus 20, Mateus 22, Efésios 1, Apocalipse 17:14, Apocalipse 18:4, 18:24, 19:6-7, 19:9, 20:4, 21:2-3, 21:7, 22:4-5

                 A graça e a paz aos chamados, escolhidos e fiéis em toda a terra!


                 Amados, 

            Deus está se ocupando dos últimos preparativos para a vinda de Seu filho e os sinais de sua volta já podem ser notados nos mais diferentes cantos da terra, seja por flagelos, seja pelo derramamento do espírito santos sobre sua igreja. Deus, em sua grande benignidade prometera que enviaria seus atalaias a alertar o seu povo sobre os sinais dos últimos tempos e hoje, mais do que em qualquer outra época podemos ver o mover de Deus neste sentido, onde podemos perceber que os fatos se afunilam para o deslinde final (veja o texto: a convergência ao tempo do fim).
                 Podemos perceber uma turbulência política, econômica e militar nas principais nações da terra, nos mesmos moldes das que precederam as últimas duas guerras mundiais. Nações fazendo alianças políticas, comerciais e militares, conflitos (Isaías 17:1-8), podemos perceber uma uniformidade nas pregações nas diferentes denominações cristãs, incluindo os católicos e até mesmo em outras que eram consideradas heréticas.

              Como estes fatos se apresentam nos últimos anos numa sucessão tão efusiva e difusa, só não os podem perceber aqueles que não atenderam ou entenderam o chamado de Cristo, presente em seu sacrifício vicário, registrado na bíblia e testemunhado pelo seu agir através da história, de tal maneira que os sinais do cristianismo está propagado em toda a terra, chamando seus habitantes a usufruir das ricas promessas da comunhão eterna com o criador de toda a existência.

                  Os textos do Evangelho de Mateus nos capítulos 20 e 22 retratam com fidelidade a realidade destes últimos dias que faltam para a concretização da "Grande Promessa" de Deus, pois há quase dois milênio o chamado está sendo feito, muitos ouviram e não o aceitaram, outros ouviram, aceitaram mas desviaram, outros ouviram, aceitaram e foram fiéis até à morte e hoje o chamado é feito com muitas vozes (televisão, internet, redes sociais, tv a cabo, etc) e de forma intensiva, quase como um clamor a recrutar os últimos trabalhadores da santa seara (Mateus 20) e muitos destes terão maior relevância do que os primeiros, por que muitos são chamados, mas poucos os escolhidos. O Rei chama para a festa das bodas de seu filho, porém muitos não estão vestidos adequadamente para esta festa (Mateus 22), estes porém não entrarão para a festa eterna, que é a grande promessa para os fiéis.

              Irmãos, nós que congregamos com a amada noiva de Cristo tivemos a oportunidade de sermos chamados e também de atender ao chamado de Cristo. Muitos de nós somos escolhidos para uma árdua tarefa de levar a Santa Palavra a lugares hostis, onde não raramente matam ou queimam nossos irmãos, contudo também sabemos que haverá um tempo onde haverá muita dor e ranger de dentes, quando muitos procurarão a morte e não a encontrarão e não obstante muitos sejam escolhidos e recolhidos antes que a maior das dores ocorra, outros, pela misericórdia de Deus serão chamados a pregar a salvação em meio à grande tribulação (Apocalipse 17:14, 18:4 e 24, 19:6-7, 20:4, 21:2-3, 21:7, 22:4-5).
                 Veja abaixo este vídeo de cristãos sendo queimados vivos na Costa do Marfim: Cristãos queimados vivos na África

               A Igreja de Deus encontra-se hoje dividida em diferentes correntes de interpretação dos fatos escatológicos. Infelizmente existem irmãos que sem terem o devido preparo e principalmente o chamado para escreverem sobre os fatos do tempo do fim, o fazem simplesmente copiando interpretações equivocadas de algumas décadas atrás, outros fazem certas proposições totalmente desprovidas de coerência, lógica, hermenêutica e exegese. Outro fato que atualmente tem causado divergências de interpretação da Bíblia são as diversas versões, onde uma vírgula, ou uma palavra dita no plural ou singular faz uma grande diferença: veja por exemplo o texto de Apocalipse 11 traduzida para o português na versão Almeida revista e corrigida (link: Apocalipse 11, clique em compare as traduções), nos capítulos 4 ao 12, onde as duas testemunhas são tratados ora no plural ora no singular, e a versão Almeida revista e atualizada a palavra cadáver é dita no singular e plural  e na versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje tudo aparece no plural (veja o motivo lendo o texto "A morfologia das duas testemunhas em http://asduastestemunhas.blogspot.com.br/).

             O fato, irmãos, é que embora supliquemos à Jesus em nossas aflições, o louvemos em nossas alegrias, meditemos em suas parábolas, não somos atraídos a meditarmos também sobre o que significa ser Jesus o Alfa e o ômega, o princípio e o fim, ou seja, no grande propósito de sua missão. Precisamos entender amados irmãos, que foi Ele próprio quem entregou ao profeta João o livro de Apocalipse (Apocalipse 1), que foi Ele próprio quem com amor alertou às Igrejas (Apocalipse 2 e 3), que foi julgado digno de receber todo o poder e glória (Apocalipse 4), que foi a única pessoa julgada digna abrir o livro selado que trará à existência os fatos do tempo do fim (Apocalipse 5), que vinga o sangue dos santos (Apocalipse 6), que limpa as vestes de seu povo por seu sangue (Apocalipse 7), que envia os sete anjos e suas trombetas a alertar o Seu Povo sobre os fatos finais de sua grande missão (Apocalipse 8), que afligem a terra pelos pecados dos maus (Apocalipse 9), que dá ao seu povo um livrinho acre-doce que os farão herdeiros da terra (Apocalipse 10), que envia suas duas testemunhas, cujo testemunho mostrarão aos povos da terra a fidelidade de suas promessas (Apocalipse 11), que prepara sua noiva para a batalha final da conquista de Seu Reino sobre seus inimigos (Apocalipse 12), que revela a besta que engana os moradores da terra (Apocalipse 13), que envia seus anjos a proclamar o Evangelho em meio a grande tribulação (Apocalipse 14), que envia o castigo aos infiéis (Apocalipse 15), que envia os seus anjos com as taças da ira de Deus sobre a terra (Apocalipse 16), que destrói a ímpia Babilônia (Apocalipse 17 e 18), e também a besta e o falso profeta (Apocalipse 19), que governará a terra por mil anos em paz, justiça e fraternidade (Apocalipse 20), que lançará Satanás no fogo eterno (Apocalipse 20), que estabelecerá a Nova Jerusalém para toda a eternidade (Apocalipse 21) e julgará os grandes e pequenos e dará o galardão aos fiéis (Apocalipse 22).
                 Como podemos ver amados irmãos, Jesus é muito mais do que nosso fiel ajudador na hora das angústias e alegrias, sua missão é muito mais abrangente, contudo a Igreja de hoje tem tratado de pregar apenas parte do Evangelho, deixando de lado o necessário estudo do mais importante e revelador de todos os livros bíblicos, que por sinal se chama "Revelação". Muitos cristãos são psicologicamente treinados para se sentirem salvos, embora não saibam o emaranhado de sofismas que afetam as mais de cinquenta e cinco denominações chamadas cristãs ao redor da terra. Muitos cristãos gostam de serem chamados de "filhos do Rei", mas não o obedecem como o seu "Senhor". Muitos cristãos querem imediatamente todas as riquezas e a justiça do Reino de Deus, mas não buscam primeiramente ouvir e compreender o que pensa e deseja o Soberano deste Reino (Mateus 6:33). Muitos buscam assegurar para si posições de destaque dentro da Igreja, muitas vezes atropelando a vontade de Deus em levantar um de seus escolhidos, criando sérias dificuldades e frustrações a muitos irmãos e irmãs, que como testemunhamos, têm se afastado do corpo de Cristo (Mateus 6:1-6), porque muitos líderes privilegiam o ter em vez de privilegiar o ser (Mateus 6:19-21), quando Jesus ensinou exatamente o contrário, ou seja, devemos primeiramente ser para depois ter: devemos ser chamados, ser escolhidos e ser fiéis, para depois termos os devidos galardões, seja na terra ou no céu, porque quem busca impressionar aos olhos dos homens já recebeu em terra o seu galardão (Mateus 6: 2, 5, 16).
               Irmãos, o Reino de Deus começou de fato a ser implantado na terra com a vinda do messias Jesus e tendo ele vindo e cumprido sua missão como o cordeiro eterno que tira o pecado do mundo, partiu para a destra de Seu pai, nos deixando o Espírito Santo Consolador, para que levasse até Ele as nossas petições e até mesmo os gemidos inexprimíveis de nossa alma, mas isso até que Ele próprio retornasse para colher os frutos de sua semeadura. Portanto notem, amados irmãos, que estamos sendo preparados, na maior parte das igrejas cristãs, apenas para as duas primeiras etapas do Plano de Deus, ou seja, cremos que Jesus é o messias, que Ele limpa nossos pecados pelo poder do seu sangue derramado como Cordeiro eternal, cremos que nossas petições chegam até Jesus pela intercessão do Espírito Santo, que devemos semear na obra cristã, mas tudo isso é parte apenas de nossas preocupações cotidianas e terrenas, mas pouco ou quase nada nos é ensinado sobre a terceira e principal etapa do Plano de Deus, a qual concretiza a sua aliança eterna com a humanidade, que é exatamente os preparativos para o  tão esperado encontro entre Jesus e a Sua noiva para a eternidade, não entendemos muito bem como isso ocorrerá e não entendemos exatamente porque não procuramos estudar e divulgar em nossa igrejas os textos escatológicos, nos folgando incorretamente em interpretações equivocadas e tendenciosas.
                  Falando francamente podemos perceber que muitos cristãos que até mesmo sobem ao púlpito para pregar têm sérias dúvidas sobre a afirmação bíblica a respeito da criação, pouco se fala da volta de Cristo, justamente por que isso os obrigará ao estudo dos textos escatológicos, considerados por muitos líderes cristãos complicados e ilógicos, contudo amados irmãos e irmãs, devemos crer firmemente que todas as palavras das Sagradas Escrituras se cumprirão (Mateus 24:35), que todos os moradores da terra saberão que Jesus é o Senhor e que há um só Deus,  sendo assim todos estes chamados à conversão ao Evangelho e também à batalhar com Cristo juntamente com os escolhidos e fiéis contra o anticristo (Apocalipse 17:14).
                    A sequência dos termos: chamados, escolhidos e fiéis nos traz uma ideia de graduação, quando num primeiro momento, alguém que tenha ouvido falar do evangelho é atraído pelo Espírito Santo a conhecê-lo melhor; com o tempo o estudo das Escrituras permite que essa pessoa possa ser escolhida POR DEUS para um propósito em sua obra e no terceiro momento, onde a experiência cristã se torna algo natural no seu cotidiano, que essa pessoa demonstra um comportamento bem diferente do seu estado original e direcionado unicamente pela meditação diária nas Sagradas Escrituras, não percebendo qualquer atrativo no estilo de vida anterior ao chamado que um dia tocou o seu coração. Esta graduação não é feita por qualquer sacerdote ou líder religioso, mas exclusivamente por meio do Espírito Santo, que em sua onisciência, vê o comportamento dessa pessoa nos momentos de alegria e de dor, de abundância e de escassez, na vitória e na derrota, na satisfação e na decepção, na companhia e na solidão, na paz e na guerra (Apocalipse 14:12), quando não tem mais qualquer dúvida de que em qualquer situação é muito melhor estar perto de Cristo.
                   Sendo assim, irmãos e irmãs, que não cabendo a homens a promoção espiritual dos cristãos, mas exclusivamente a Deus, não podemos nos decepcionar com alguns irmãos que embora tendo vários anos de conversão, ainda não tenham galgado um nível maior de intimidade com Deus, mesmo que estes tenham sido promovidos aos diversos cargos dentro da Igreja, porque estas promoções sim, podem ser efetuadas segundo critérios meramente humanos. Podemos encontrar na noiva de Cristo pessoas que além terem tido diferentes experiências cristãs, também possuem diferentes experiências seculares, como educacionais, familiares, sociais e culturais, assim também, devemos compreender que todos podem laborar na Santa Seara segundo suas experiências cristãs e seculares e, mesmo que essa experiência não seja totalmente útil para nós, devemos ter a sabedoria que ela pode ser útil para uma outra pessoa que tenha um perfil similar, porque Deus chama grandes e pequenos, ricos e pobres, homens e mulheres segundo o seu propósito.
                    Que o nosso Senhor Jesus ilumine nossas mentes e corações para que compreendamos cada dias mais as Boas Novas do Seu Reino e nos molde cada dia, para que sejamos ferramentas eficazes em sua Santa Obra.

Por Nelsomar Correa em 26.06.2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário